segunda-feira, 27 de junho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

Principal causa da confusão mental nos idosos

Principal causa da confusão mental nos idosos
(os que não morreram jovens demais)
Arnaldo Lichtenstein, médico*

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental? *
Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".
Outros apostam: "Mal de Alzheimer"
Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma se espanta...

E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.

Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos
batimentos cardíacos "batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.

Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - O primeiro é para vovós e vovôs ( nós mesmos): tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco,leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi,laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas,botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção.
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DESIGUALDADE

O rico não fica preso mais que um dia.
O pobre fica preso a vida toda.
O rico anda de carro importado.
O pobre anda de ônibus.
o rico viaja para a Europa.
O pobre viaja o país entregando frete de caminhão.
O rico come das melhores gastronomias.
O pobre trabalha hoje, para comer amanhã, caso contrário, não come.
Tudo isso porque o governo beneficia os mais importantes, e deixa os mais carentes de lado.
Hoje em dia uma pessoa com baixa renda não tem educação de qualidade, não tem hospitais capacitados, porque o governo não libera verba para equipamentos ou então não tem médicos, já que a grande maioria estão nos hospitais particulares.
Ainda bem que há pessoas boas, que lutam para acabar com a desigualdade, e se cada um de nós fizer a sua parte, conseguiremos ter um país mais justo.

Laíza Silva  Carlos
Aluna do 1º ano da E.E. Paulo Freire

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito. 
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. 
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias. 
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: 
“Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você. 
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: 
“Pai, começa o começo!”. 
Autor desconhecido!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desigualdade e Preconceito

A desigualdade está cada vez mais presente em nossas vidas. As pessoas, não nos julgam pelo nosso caráter mas sim por nossas condições econômicas e sociais.
Percebo que há uma linha enorme separando os ricos dos pobres. Todos nós lutamos pelo mesmo objetivo, de ser alguém na vida. Há pessoas que não percebem que nós, de classse baixa, também temos objetivos de subir e crescer mais na sociedade, ter nosso espaço, não de favor mas sim por direito.
O preconceito também assombra nossas vidas, mas não adianta eu tentar mudar isso, todos nós temos que nos colocar no lugar destas pessoas que sofrem com isso e tentar ajudá-las a melhorar.
O engraçado é que todos gostamos de falar mal de algo que as pessoas fazem, mas nunca paramos para falar que aquela pessoa é humilde, que é simpática, por isso nossa cidade, nosso país não anda pra frente, pois enquanto houver essa discórdia entre nós, enquanto não aprendermos a viver em conjunto, as coisas só tendem a piorar.
Mas para o fim de tudo devemos fazer o máximo para acabar com a desigualdade, porque todos nós somos humanos, comemos e bebemos do mesmo jeito e somos pessoas inteligentes o bastante para saber que isso só nos prejudica.


Joyce Farias Borja
Aluna da E.E.Paulo Freire

domingo, 12 de junho de 2011

A vida de cada um

Um relatório da ONU, divulgado em julho de 2010, aponta o Brasil como o terceiro país que mais tem indíces de desigualdade no mundo.

Hoje em dia, é muito comum encontrarmos pessoas que já sofreram ou sofrem algum tipo de preconceito, seja ele racial ou social.
Alguns brasileiros tem preconceito contra negros e pobres, e acham que são bandidos.
No Rio de Janeiro, há muitas favelas. Geralmente as pessoas são pobres. Com a falta de oportunidades, elas não arrumam emprego fixo, com carteira assinada, e isso as leva ao crime.
Muitas pessoas tem "nojo"de homossexuais, e queriam que todos fossem mortos.
Cada um é livre para ser o que quiser. Você não é obrigado a gostar do estilo do outro, só tem que respeitar.
Como se não bastasse o preconceito, ainda sofremos com a desigualdade, onde uns tem muito, e outros tem muito pouco.
A política do nosso país é muito corrupta, e ao invés de ajudar o pobre, ela rouba do pobre para dar aos que já tem muito.
Se vamos a algum posto de saúde, temos que ficar de madrugada na fila, para conseguir ser atendido, e ainda nem somos atendidos direito.
Enquanto algumas pessoas estudam em boas escolas, uniformizadas, vão sempre de carro para a escola, usam a internet e o computador para estudar, há muitas outras crianças que andam muitos quilômetros, atravessam rios, passam por trilhas para chegar à escola, e ainda estudam no chão.
As pessoas que tem muito deviam dar um pouco para quem não tem nada.
Respeite a opinião dos outros, pois um dia você poderá ser julgado.

Denise Zata Marin
Aluna da E.E.Paulo Freire

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Desigualdade social

Nos dias de hoje, muitas pessoas são preconceituosas, e por causa disso outras sofrem muito.
Muitas vezes por causa da classe social, as pessoas acham que só porque são da classe alta tem mais direitos que as outras, que tem mais poder. Algumas pessoas dão mais oportunidade para as da classe alta.
Pessoas também são discriminadas pela cor da sua pele, tem também os ex-presidiários, muitos não os empregam com medo, mas eu acho que sempre devemos dar outra chance.
Crianças sofrem por causa do atendimento médico precário nos postos de saúde e também por causa da educação, no Brasil, muitas crianças, e até adultos, não são alfabetizados, elas não tem acesso a escola, são muitas as dificuldades.
Pessoas também são discriminadas pela opção sexual, nas escolas e também em outros lugares elas ganham
 apelidos que as discriminam.
Bianca Correa da Rosa
Aluna da E.E.Paulo Freire

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Desigualdade, Preconceitos

Muitas pessoas são discriminadas por motivos bobos.
Muitas pessoas discriminam as outras por morarem em locais mais humildes, pensam que só porque um indivíduo mora na favela ele é drogado, vagabundo, mas se esquecem que esse indivíduo é uma pessoa normal, que trabalha muito para ter uma vida melhor.
Muitos confundem "cultura" com o jeito da pessoa, só porque alguém usa camisas largas, usa brincos ou tem tatuagem, não quer dizer que ela seja louca ou vagabunda, apenas significa que essa pessoa é diferente e ela segue uma cultura diferente.
Tem pessoas também que discriminam o povo "negro" mas se esquecem que os negros foram pessoas extremamente importantes na história do Brasil e do mundo.
Já fui muito discriminado por usar calça mais apertada, usar camisas largas, ter o cabelo comprido, andar de skate.
Mas eu acho isso uma coisa muito boba, porque o modo da pessoa se vestir não mostra o seu caráter.

Jorge Filho Girardello
Jorge é aluno da E.E.Paulo Freire.

sábado, 4 de junho de 2011

O preconceito

O preconceito é uma coisa muito ruim, pois prejudica as pessoas e a sua auto estima. 
Há vários tipos de preconceitos como; a cor da pele, o bairro que mora, o tipo de música, o jeito do corpo e o tipo de roupa que usa.
Eu já sofri preconceito por causa da cor da pele, o tipo de música que ouço e do bairro que moro que é lá no Primavera III. A minha auto estima ficou lá embaixo, não sorria mais, só ficava de mau-humor e não gostava de ir a escola, e tinha péssimas notas, eu acho que isso devia acabar pois muitas pessoas sofrem com isso e acabam sendo prejudicadas, por isso sou contra o preconceito.
As pessoas são todas iguais e não vais ser a cor da pele, o tipo de roupa, ou até o bairro que mora que vai diferenciar uma das outras.
Geyslane Argentino

Geyslane é aluna do 1º ano - Turma A da E.E. Paulo Freire, este texto foi produzido na aula de Matemática, no momento em que trabalhávamos o tema 'DESIGUALDADE'.

O meio ambiente e a matemática














 Matemática contribuindo para o meio ambiente
Com o avanço do estudo da Matemática, surgiram novas ferramentas que nos ajudam a modelar fenômenos ocorrentes na natureza. Somando-se isso a uma preocupação maior com o meio ambiente, apareceram modelos que enfocam a análise do comportamento de poluentes. Geralmente, eles são constituídos por equações algébricas ou diferenciais que, na maioria das vezes, não possuem solução analítica, sendo necessário o uso de métodos numéricos para a obtenção de soluções aproximadas.

Para Nelson Luís Dias, professor do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná, “A Matemática é uma ferramenta genérica que encontra aplicações virtualmente em todas as atividades do ser humano. Em Engenharia Ambiental, ela é utilizada para ‘modelar’ fenômenos físicos, químicos e biológicos. A estrutura desses modelos — as equações algébricas ou diferenciais — depende de conhecimento específico de Física (mecânica dos fluidos e dos sólidos, termodinâmica, radiação, etc.), Química (termodinâmica química, cinética  de reações químicas, etc.) e Biologia (dinâmica de populações, fisiologia vegetal e animal, etc.). Os exemplos resultantes possuem soluções analíticas ou numéricas, por isso é  importante um conhecimento aprofundado das técnicas de solução de problemas matemáticos”.
Essa é mais uma prova de que o ensino da Matemática é fundamental, pois ela está intrinsecamente relacionada à realidade e faz com que tudo que está ao nosso redor funcione em certa harmonia.http://pessoal.educacional.com.br/up/3180002/3316487/t131.asp


Alunos da E.E.Paulo Freire acompanhados pela prof. de Geografia, Siméia  e pela prof. de Matemática, Daniela fizeram uma visita ao CEARPA  e ao lago de tratamento de esgoto da cidade de Primavera do Leste, para aprofundar seus conhecimentos sobre o meio ambiente.