sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Alunos de Primavera do Leste visitam a Assembleia

18/09/2009 - 15h57
Redação 24 Horas News
Alunos da Escola Estadual Alda G. Scopel, localizada no centro da cidade de Primavera do Leste (239 km de Cuiabá) visitaram a Assembleia Legislativa na manhã dessa sexta-feira (18/09). Eles vieram conhecer as instalações da Casa e a história do Parlamento mato-grossense. Do grupo de 116 estudantes, do 3º ano do Ensino Médio, metade é morador da Colônia Russa e a outra da comunidade Carlos Drummond de Andrade.
Conduzida pela coordenadora pedagógica Valeria Isabel Andreola, a turma foi recepcionado pelo coordenador do programa Por Dentro do Parlamento da Secretaria de Comunicação da AL, professor José Ival de Souza. A professora Rozélia Jacinta, informou que além da Assembleia, eles iriam conhecer outros pontos importantes de Cuiabá. A maioria dos alunos nunca tinha vindo à Capital.
“A partir de agora eles ficarão mais próximos da realidade política, histórica e cultural do estado. A aula que receberam hoje irá ajudá-los no dia em que forem prestar o Enem”, avaliou Rozália se referindo ao Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o nível de desempenho do estudante e substitui o vestibular.
O projeto Raízes Produtivas é o responsável pela organização desse tipo de evento na comunidade. De acordo com Valéria Andreola, os alunos que viajam transmitem o que aprenderam aos estudantes que não participaram. “No final todos aproveitam”, comenta ao acrescentar que os viajantes são incumbidos de montar um relatório sobre os lugares que conheceram, valendo nota. “Os que não participaram do roteiro se baseiam no que eles dizem e concluem o trabalho com pesquisas via internet”, revelou a coordenadora.
A estudante Mayda Patrícia da Silva Castro, 17 anos, da comunidade Carlos Drummond de Andrade, disse que “quer voltar logo a Cuiabá”. “Gostei muito de tudo que conheci. Eu nunca tinha vindo aqui, na Assembleia Legislativa e aprendi muito na aula de istória que o professor José Ival nos deu. Não vou perder a oportunidade de voltar”, afirmou Mayda, que pretende se formar em Agronomia.
Também com 17 anos, e ainda indecisa sobre qual curso irá seguir, Lúcia Reutow, nascida em Mato Grosso e descendente de Russos, destacou que foi de grande proveito o que aprendeu na Assembleia. Com sotaque e trajes diferenciado dos demais , de seguindo os costumes da religião Ortodoxa, Reutow disse que “conhece-se a fundo a história do estado”, concluiu.
Com 1.4000 alunos matriculados, a Escola Alda G. Scopel funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno. Entre os professores que estiveram na Assembleia estão Maria de Lourdes Pereira; Jacqueline Marcolino; Maria E. P. Silva; Sônia Maria Brescovici; Kelly Joana Ferreira; Daniela Vargas; Elizângela Lopes Farias; Ana Dalva Smaniotto e Gionvanni Dalla Bona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário