segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto sobre o Aquecimento Global Escola Alda Scopel


Série: Atividade desenvolvida com turmas da 2ª série do Ensino Médio.
Recursos: Data show e DVD.
Conteúdo: Aquecimento global
Objeto de mídia utilizado: vídeo
Objetivos de aprendizagem:Buscar o envolvimento dos alunos, sensibilizando-os quanto à necessidade de preservar o meio ambiente; Levantar dados referentes ao consumo de energia nas moradias dos educandos; Representar estatisticamente os índices do consumo de energia nas moradias dos educandos; Promover uma reflexão sobre uso e consumo desnecessário da energia elétrica nas nossas casas; Levantar dados sobre a influência do aquecimento global na agricultura local; Desenvolver campanhas educativas que alertem a sociedade sobre os problemas provenientes do aquecimento global.

Etapas das atividades:
Fazendo uso de slides, apostila e do filme “uma verdade inconveniente”, tentei fazer com que os alunos compreendessem os problemas gerados pelo aquecimento global
Os alunos organizados em grupos pesquisaram os seguintes itens:
O que é o aquecimento global;
Causas do aquecimento global;
Conseqüências do aquecimento global;
Efeitos do aquecimento global no Brasil;
Dicas para evitar o aquecimento global.
Cada grupo elaborou uma apresentação para a sua turma sobre o assunto escolhido.
Foi realizada palestra sobre os efeitos do aquecimento global no mundo e na nossa região, ministrada pelo prof. Andrei Mello.

Cada grupo confeccionou objetos, roupas, acessórios com materiais reutilizáveis.


Os alunos fizeram levantamento junto as suas famílias do consumo de energia elétrica no período de julho a novembro de 2009, período do desenvolvimento desta atividade, com o intuito de verificar se houve redução no consumo de energia, foram elaborados gráficos relatando o consumo médio de energia dessas famílias.

Foram confeccionadas faixas, panfletos e adesivos com o propósito de conscientizar a comunidade primaverense dos problemas gerados pelo aquecimento global.

Realizamos um “pit stop” em frente à escola para panfletagem e divulgação do projeto.

Pré-requisitos: Através da pesquisa os alunos devem adquirir conhecimentos necessários para realizar a atividade.
Avaliação: A atividade será avaliada através de relatório elaborado por cada aluno e apresentação dos resultados obtidos para a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário