quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Matemática para o ENEM – matérias para estudar



Menos conteúdo, mais compreensão. A tônica das questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é diferente dos vestibulares que focam em conteúdos. Para todas as áreas de conhecimento abordadas, a prova busca avaliar o domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, resolução de situações-problema, construção de argumentos e elaboração de propostas.

"O Enem avalia as competências que o aluno adquiriu durante sua vida escolar, não depende de ter gigantesco conhecimento das matérias", explica Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo
Ela orienta os estudantes a não ter preocupação, ao se depararem com uma parte de uma matéria que não sabem, pois o maior cuidado é compreender a pergunta. "Muitas questões trazem a resposta no próprio enunciado", afirma o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.

O foco em interpretação de texto e compreensão de fenômenos não se dão sobre conteúdos aleatórios e não isentam os alunos do conhecimento das disciplinas. “Apesar da sistemática diferente de elaborar questões, tem que saber física, química, biologia, matemática, língua portuguesa, todas as matérias”, diz Nascimento, do Anglo.


Matemática: geometria básica – áreas de figuras planas e suas relações, volume de figuras espaciais e suas relações, porcentagem, análise combinatória, probabilidade, estatística (básica), interpretação de tabelas, razão e proporção. São temas adequados à contextualização, que é a característica do Enem.


Programa das matérias: Matemática e suas tecnologias

Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem. 



Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

Como estudar Matemática



  • Faça você mesmo os exercícios, nunca peça a outra pessoa para fazê-los, apenas peça explicações.
  • Leia os enunciados mais de uma vez para compreender o que é pedido. Nem sempre compreendemos tudo na primeira leitura. Se for possível, destaque os dados mais importantes.
  • Quando surgir alguma dúvida durante a resolução de exercícios, volte ao enunciado.
  • Ao resolver problemas, leia observando o que deve ser feito para solucioná-los, anotando os dados.
  • Confira sempre as anotações.
  • Procure relacionar as matérias com situações do dia-a-dia.
  • Confira se está tudo feito de acordo como enunciado e se há questões sem fazer.

Como estudar Matemática Durante as aulas

  • Participe das aulas, perguntando quando tiver alguma dúvida sobre a matéria ou sobre as resoluções dos exercícios.
  • Dê bastante atenção as explicações e correções, mesmo quando achar a matéria fácil.
  • Participe falando sua forma de resolução, sempre que ela for diferente da apresentada por outros colegas.
  • Corrija todo o dever com muita atenção, não deixe de marcar certo ou errado e faça sempre a correção necessária.
  •  Nunca copie do quadro exercícios prontos, sem tê-los entendido primeiro.

Como estudar Matemática em casa: 

  • Faça os deveres com atenção e sempre que tiver dúvida, consulte a matéria.
  • Estude, refazendo os exercícios dados em aula.
  • Se errar, procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança.
  • Exercite e aprimore as operações fundamentais, sempre conferindo o resultado.
  • Reveja diariamente toda a matéria dada, principalmente os exercícios que você teve maior dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário